segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Desafio de ser jovem.

OLHANDO PARA O FUTURO!

Hoje em dia, ser jovem é um desafio, pois saindo da infância o jovem se depara muito rapidamente com situações que antigamente não havia.
Hoje temos os desafios de se escolher uma carreira, determinando assim o futuro, os apelos cada vez maiores de se consumir cada vez mais, a televisão também com apelos de vidas de sucesso, esplendor, riqueza e sem o mínimo trabalho ou sacrifício. Imagino a cabeça dos jovens como fica diante de tão contraditórias situações.
Temos o desafio em casa, muitas vezes os pais não têm tempo para conversar ou mesmo paciência para ouvir, afinal os pais de hoje trabalham fora para dar uma vida confortável para seus filhos e aí o que fazer?
Desafia-se o jovem quando se trata de seu corpo, fazer uma lipo, uma redução de estômago, peeling, operar o nariz grande, diminuir ou aumentar os seios, operar ou não as orelhas que todos falam que é de "abano". Ufa! São tantas as cobranças e as possibilidades que os jovens ficam numa encruzilhada.
O desafio de estudar quer em colégios públicos ou particulares, o contexto é igual nos dois e os jovens entregues a professores estressados, mal remunerados e muito menos respeitados, isso nos colégios públicos e nos particulares não é muito diferente, a única diferença é a remuneração, mas os desafios para professores e diretores também devem ser muitos; jovens mimados olhando todos como seus empregados e subalternos, afinal é com o dinheiro dos pais que os professores são pagos. Diferenças culturais, formas de ensino, "bulling" que acontece em todas as camadas sociais, jovens que precisam se firmarem como líderes cometem atos terríveis de desobediência e desrespeito. Ser jovem em nossos dias implica ajuda de todos os lados: família, escola, amigos e principalmente se sentir feliz dentro do conceito de uma sociedade civilizada.
Jovem feliz é se sentir seguro ao lado da família, é ter amigos com muitos sonhos promissores, é ter professores atentos, capacitados e seguros.
O apelo da mídia faz com que jovens muito cedo comecem sua vida sexual pelo sexo e só por isso. Jovens mães e pais começando a viver e  já se deparam com filhos nos braços como se fossem bonecas, deixando assim, para trás um brilhante futuro e tudo sem a mínima consciência do que é ter um filho.
A quantidade enorme que morre ainda na mais tenra idade é que me deixa muito triste e preocupada, pois jovens têm mais é que viver e muito.
Nossos jovens não podem se perder nem se sentir perdido, pois será através deles que poderemos construir um Brasil melhor, sem tantas diferenças sociais nem culturais. Nosso futuro está em suas mãos e compete a nós, pais e mães direcioná-los para o bem, para o amor e para a caridade, bem como olhar para o futuro e ter esperança